quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Temas altamente complexos- child´s stuff

O teor do texto do mr.Funky interessa-me, não fosse ele um molusco bivalve altamente requisitado para fazer parte das mais influentes ementas da nossa cultura alimentar!

Permitam-me dissertar...pois bem...no que me diz respeito sinto que à medida que cresço mais experiente me torno! Ora, o que é que significa ser mais experiente perguntam voçês queridos amigos do fundo dos mares?! Muito bem, é uma pergunta pertinente e deixem-me que vos diga que não esperava outra coisa dos ávidos leitores deste espaço de reflexão global e transversal! No meu entender, é obter conhecimento através da vivência, e portanto, à medida que vivo deparo-me com as mais variadas situações o que me permite ir aprendendo mais sobre mim, as outras pessoas e a realidade em que nos encontramos!
Esta constante aquisição de novas informações dá-me as ferramentas necessárias para formular uma opinião ou mesmo resolver um problema de maneira mais ponderada e acertada, diminuindo assim a margem de erro das minhas acções!

Isto é tudo muito lindo e cheiroso, não fosse a extrema complexidade do ser humano e do mundo extraordinário em que vivemos! O mundo não é só preto e branco, em certos casos existem "milhares" de tons de cinzento...a constatação das várias facetas de uma mesma questão faz -me pensar que para além do conhecimento que adquiro diariamente, preciso de ter características que me permitam ser "mais completo", como por exemplo, aprender a ouvir, aprender a fazer perguntas, aceitar que posso estar errado e ter capacidade de admitir caso esteja, ter respeito por uma opinião diferente da minha, ser justo, ter bom senso...julgo que são alguns dos requisitos necessários para abordar os problemas que se nos deparam neste planeta...e, como não podia deixar de ser, em Urano...e vá lá...em algumas regiões do cometa Halley!!
Mesmo assim, por vezes a solução não é óbvia nem linear, a conclusão não nos surge clara e polida, não existem verdades absolutas, mas sim perspectivas diferentes e perfeitamente legítimas de um mesmo problema, em que uma determinada opinião não torna obrigatoriamente outra teoria inválida!!talvez seja por isso que o conceito de pragamatismo me faz um bocado de confusão! Este tema é realmente intrigante...

Quanto à estranha simbiose Razão/Sonho...notem minhas amigas conchinhas que não é por acaso que utilizo a palavra simbiose! De facto, existe um benefício mútuo na sua associação!
Vou servir de exemplo pelo bem da Ciência, vamos lá então!
Eu gostaria de ir viver um ano para Londres, Amsterdão ou Barcelona depois de concluir o meu curso! Ora bem, tendo em conta o que vai ser a minha vida profissional e a visão realista da mesma, que me orgulho de ter, e que me permite filtrar muitas esperanças daquelas que assentam em areia movediça, vai ser um desejo algo difícil de concretizar...o que, lá está, não me impede de colocar essa hipótese em cima da mesa e de procurar informar-me melhor sobre o assunto! Aliás, considero até que se puser a Razão em busca do Sonho terei mais probabilidades de atingir o meu objectivo! No fundo, é como o venerado Mr.Funky disse...vou-me mantendo parcialmente nas nuvens!
E aqui entre nós que ninguém nos ouve, alguém acredita que nós, as três amêijoas, alguma vez deixaremos de ser criançolas....vão mas é comer cócó que é por causa das tosses...

P.S: Perdeu-se um astronauta para o espaço sideral mas creio que se ganhou um promissor guia turístico na Terra...

Do fundo do Tejo para a vossa mesa..
Motherbunny

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Verdade incontornável nº 5

Em qualquer aldeia que haja gente existe um Café Central.


Mr. Funky

coisas de crianças

Todos nós já tivemos crenças ou defendemos em alguma fase da nossa Vida uma qualquer teoria que mais tarde não só admitimos ter falhas ou ser totalmente incorrecta, como por vezes até as achamos profundamente disparatadas. Há quem defenda apaixonadamente a existência dos
Gambuzinos (esse animal fantástico!), há quem ache que quando crescer vai ser Astronauta mas que depois de alguns exames (nomeadamente matemática de 12ºano) acha que está bem é a fazer Turismo..

À medida que crescemos vamos tendo opiniões cada vez mais fundamentadas e as nossas teorias ou as nossas Verdades passam a ser mais pensadas e com menos hipóteses de erro.
Crescemos a tentar diminuir esses erros e a tentar ser cada vez mais pragmáticos e práticos.
Mas será que aquilo que acrescentamos à Lógica e à Razão do nosso pensamento nos diminui a nossa vertente sonhadora? Será que a nossa criança interior se torna mais pequena e débil tirando-nos assim certos prazeres da Vida que estão reservados para aqueles que sonham?

Quanto a mim vou-me mantendo parcialmente nas nuvens e mantendo vivo o Astronauta que o meu Pai me dizia que eu ia ser quando eu era uma criança.

E acho que da próxima vez que me deparar com uma injustiça vou soltar o Astronauta e gritar qualquer coisa como:

"Abaixo a Exploração sexual das Galinhas!
Quem quer ovos que os ponha!"




De férias para a Cozinha..
Mr. Funky